Prezados e Prezadas,
Estamos chegando na reta final do nosso curso, já se encontra disponível a Atividade do MÓDULO 4 e logo abaixo o nosso V Fórum.
É uma ótima discussão sobre as questões que envolvem Raça e Etnia na sala de aula!!!
Participem.
Data de recebimento da a tividade 25 de novembro!!
V Fórum Participativo
Analise as frases seguintes, de modo a discutir a presença de preconceitos, os estereótipos e o racismo nelas embutidos:
a) Marta é negra, mas é bonita.
b) Seu João é um homem notável.Um preto de alma branca.
c) Os jogadores negros de futebol só se casam com loiras burras.
Para responder este fórum, clique em comentários, logo abaixo, a sua participação é muito importante!
b) Seu João é um homem notável.Um preto de alma branca.
c) Os jogadores negros de futebol só se casam com loiras burras.
Para responder este fórum, clique em comentários, logo abaixo, a sua participação é muito importante!
Bons estudos!
Tutoras do Pólo de Jaboatão dos Guararapes
Marta é negra, mas é bonita é uma forma de justificar a beleza da pessoa de forma preconceituosa, porque não diz apenas que Marta é bonita.
ResponderExcluirEssa história de preto com alma branca é bom é um preconceito explicito, quem disse que só o branco tem alma boa?
Quando as frases relacionadas ao jogadores é porque é uma forma dele mostrar que estando com uma mulher branca ele estará acima dos outros homenas, acredito que ele não acredite em seu potencial.
Esteliana
LILIAM TOMAZ FREIRE
ResponderExcluirAs abordagens citadas são preconceituosas e absurdas.
Marta poderia ser gorda e nem por isso deixaria de ser bonita, não somos bonitos pelo que aparentamos ser exteriotipamente, mas pela capacidade de ser alguém meramente importante no fator social, porque fazemos parte de um bem adquirido que é a vida, e ter vida e rezar com saude isso já nos torna belos, idependente da cor que possamos ter em vida.
João poderia ter a alma azul, preta, porque a alma tem que ser branca, não sei quem criou essa idéia de associar a as cores a um estado de espirito, ou distição de pessoas boas ou más, por exemplo adoro preto e nem por isso tenho uma alma ruim ou sou preconceituosa porque a cor branca não é tão desejada como o preto.
O caso dos jogadores isso é utopia, vários casos não pode gerar a totalidade, e é irrelevante, porque tem muitas mulheres loiras bonitas que são altamente inteligentes, a clorofila do cabelo não interfere no psiquismo.
Regineide
ResponderExcluirMarta é negra mais é Bonita é uma forma de dizer que é um pena ser negra ,mas tem a vantagem de ser Bonita isso acontece muito ,nada melhor que enfatizar em torno do tema da novela uma modelo que apesar de ser negra mas é Bonita ,Outra coisa super preconceituosa estabelecer qualidades de uma pessoa por conta da sua cor seja branco ou negro cada um tem suas qualidades independentes de como as sejam.
Jogador de futebol realmente não se valoriza é super dificil para ele valorizar uma negra ou casar com uma para ele ser superior perante os outros é preciso casar com uma negra.Tudo isso pra mim faz sentir super envergonhada perante uma sociedade fantasiada de preconceitos e sem respeito algum ao próximo.
oi, sou daniela luzia, estes tipos de comentários são muitos comuns em nossa sociedade, já ouvi isso várias vezes, e isso só mostra o quanto a nossa sociedade é preconceituosa, esses 3 "ditados populares" é o exercício da discriminação e do preconceito contra uma cor, seja ela de pele ou de cabelo.Isso é uma coisa ainda cultural em nosso meio. Não se admite que possam existir pessoas boas que são negras, assim como não se admite pessoas brancas que possam ser más, e quanto aos jogadores, acredita-se que eles só namoram loiras, porque elas são burras e só estão atrás da fama e do dinheiro que eles podem oferecer, e eles para ostentar uma mulher bonita e bem-feita.
ResponderExcluirAna Paula Silva do Nascimento - Esses 3 ditados populares revelam o que nós fazemos parte de um país carregado de preconceito, e que está na hora de mudarmos de postura. Nós educadores temos um papel importantíssimo e essencial para provocar uma mudança. Claro que não é nada fácil ainda mais em se tratando de algo cultural e que está enraízado. Mas acredito que cada um fazendo um pouquinho estamos caminhando para que daqui a algum tempo tenhamos cidadãos de novos pensamentos e atitudes. É muito contraditório que no nosso país nos tempos de hoje ainda exista pessoas que pensem que alma tem cor...
ResponderExcluirLembrem-se,sou José Alípio Oliveira Santos e tenho mantido às minhas opiniôes sempre.
ResponderExcluirCom relação a este módulo deve-se verificar as condicões seguintes:
* A Lei 10.639/03, sancionada pelo Presidente Lula prevê o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e no médio,até hoje, não foi implementado;
* O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na nossa sociedade;
* As propostas de sociedade democrática (feio e belo,loiro e negro)implicam a liberdade de opinião/expressão e a igualdade de oportunidade e de direitos entre os indvíduos.
Tais afirmações determinam como consequência as possibilidades de representação social entre os indivíduos;
* A proposta de uma sociedade democrática implica uma proposta de pluraridade cultural na educação e nas representações sociais em geral que não são de compreensão simples e nem de implementação automática,depende de um trabalho social,amplo,que deve prvê uma reelaboração das representações sociais dos diversos grupos ou classes na cultura nacional;
População negra,cultura negra e racismo são temas de importância para a democracia brasileira e para a compreensão dos nossos processos de formação das classes sociais.Constituem-se temas fundamentais para a produção da igualdade de possibilidades entre as etnias através da educação.
Muitos brancos já beijaram os beiços de uma negra, na maioria as loiras são oxigenadas,e na religiosidade,é melhor ter uma alma branca do que uma preta.
Quanto ao comentário sobre Maria, demonstra o grau de preconceito racial que a sociedade chegou. O fato de dizer que Maria é uma negra bonita nos leva a pensar que os seres humanos pertencem à espécies diferentes dependendo de sua cor. Com relação aop preto de alma branca e outras no mesmo sentido, como por exemplo: a coisa ficou preta são uma imbecilidade e atrelam o fato de alguma ruim à cor negra, bem como reflete o pensamento de superioridade dos brancos (elite dominante) e os negros/ mulatos (dominados) numa constante relação de opressão. Os jogadores negros que tomam tal atitude têm preconceito contra si próprios e tentam se afirmar na sociedade através de seu status. Dessa forma, a maneira mais fácil de ser aceito é seguindo comportamentos socilamente mais aceitos e consolidados pela elite dominante.
ResponderExcluirMárcia R. de Albuquerque
ResponderExcluirEm todas as três frases configuram-se de forma clara o preonceito, o racismo e o estereótipo.
Na afirmação Marta é negra, associada a justificativa "mas" esteriotipiza logo de cara: foi negro é sinônimo de feio, logo, Marta é exceção.
A relação preconceito e racismo nesta frase, configura o estereótipo: Mulher branca,é sinônimo de beleza, mulher negra é sinônimo de feiura. Mas para contrariar essa harmoniosa relação: preconceito, racismo e estereóptipo, existe um ditado muito antigo (do tempo da minha avó) que afirma: "quem ama o feio bonito lhe parece" desconhecendo qualquer tipo de categoria, que não seja o amor.
No caso de Seu João, a harmoniosa relação: preconceito, racismo e estereótipo, se confirmam na afirmação : Preto de alma branca, onde, a apartir de um entendimento subjetivo "alma branca" é assegurado a notabilidade de seu João, e não a partir das suas capacidades e habilidades desenvolvidas. Esse olhar, é um olhar extremamente racista, a ponto de categorizar até a alma, dando o sentido de que "alma branca", representa o ser humano branco,
e tudo o que for de bom.
Na terceira frase, mais uma vez configura-se inicialmente o preconceito e o racismo, quando da afirmação: Jogador de futebol negro, só se casam com loiras, procurando subentender que a partir desse casamento constitui-se um valor de conquista e de aceitação e contestação (preconceito e racismo)perante a sociedade. Porém, "só se casam com loiras burras, estereotipiza que todas as mulheres loiras, são burras. Esse tipo de pensamento, além de ser preconceituoso, é também muito "invejoso", porque na verdade, e na maioria das vezes, as loiras se dão muito bem e obrigado, independente da sua capacidade de cognição.
OS TRÊS CONCEITOS ESTÃO CLAROS NAS COLOCAÇÕES,
ResponderExcluirNA PRIMEIRA A QUESTÃO DA BELEZA ATRIBUIDA COMO ATRIBUTO UNICO DA COR CLARA SENDO PORTANTO UM NEGRO BELO UMA EXCESSAÕ,PIOR QEU ESTA COLOCAÇÃO AINDA É OUVIDA ATUALMENTE. A SEGUNDA COLOCAÇÃO É MAIS GRAVE AINDA ATRIBUINDO A RAÇA BRANCA UNICOS DETENTORES DE CARATER E QUALIDADES NATAS, SENDO NEGROS ASSIM RARIDADE E A TERCEIRA AFIRMAÇÃO QUE CONDIZ COM UMA REALIDADE PELO FATO DE QUE REALMENTE OS JOGADORES ADVINDOS DE CLASSES SOCIAIS BAIXAS AO ASSENDEREM SOCIALMENTE RELACIONAM-SE EM SUA MAIORIA COM LOIRAS E PREFERENCIALMENTE FAMOSAS E QUE REPRESENTAM UMA BELEZA ELITIZADA POR UM LADO E ESTERIOTIPADA DE OUTRO LOIRA= BURRA,COMO SE A RELAÇÃO NEGRO OUTRORA POBRE AFRIMASSEM-SE RICOS AO ESTAREM AO LADO DE UMA MULHER DA COR HISTORICAMENTE DOMINANTE.
DAI ESTAMOS DIANTE DE DESAFIOS BASICOS E DIARIOS EM NOSSAS ESCOLAS, DE SENSIBILIZAR OS ALUNOS E MESMO DE FAZE-LOS PERCEBEREM-SE COMO NEGROS POIS OS MESMOS NEGAM SUA COR MUITAS VEZES DEVIDO A ESTA QUESTÃO AINDA SER FORTE E MARCANTE, PRECISAMOS SIM E COM URGENCIA DE PROJETOS DIDATICOS E PROPOSTAS DE AÇÕES QUE TRAGAM AS SALAS UMA VISÃO DE COR E RAÇA COM VALORIZAÇÃO E ESTIMA AO ALUNADO SAIR DE UMA COLOCAÇÃO DE INFERIORIDADE E BAIXA ESTIMA A UMA IDENTIFICAÇÃO ORGULHOSA COM A COR E COM A SUA RIQUEZA HISTORICA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. AS LEIS GARANTEM ISSO MAS CABE AS REDES E A NÓS EVETIVAR ESTAS PRATICAS HUMANAS, JUSTAS E DEMOCRATICAS.
AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO EM NOSSO FÓRUM!!!
ResponderExcluirPARABENIZAMOS PELAS OPINIÕES ESSES DEBATES ENRIQUECEM O NOSSO TRABALHO.
ABRAÇOS
TUTORA AMANDA SILVA
Engraçado, mas esses tipos de comentários são comuns em nosso dia dia, o preconceito já imerso em nossa sociedade, que para se parecer um pouco ético, encontra formas de "diminuir" a agressão. Situação essa que podemos evitar, se não levassemos em conta caracteris físicos, porém devemos considerar a cultura de cada região, e a situação que esse tipo de comentário esteja acionado.
ResponderExcluirAna Clara,
ResponderExcluirRealmente as três colocações estão carregadas de preconceito como se a cor da pele fosse indício ou nao inteligência e beleza exterior. O preconceito infelizmente está implicito nas mentes das pessoas , que de certa forma, busca amenizar mas, mesmo assimé visivel a ironia nessa maneira de amenizar as palavras. O dificil em nossa sociedade é aceitar o diferente como ele é e se aceitar de maneira aberta sem restrições e preconceitos.
O que percebemos com muita clareza mas frases citadas acima é o que podemos chamar de intolerância absurdas presente na sociedade a qual fazemos parte e que é fortemente preconceituosa e discriminativa o qual reflete nos espaços escolares e se faz necessário em quanto educadores combater-mos desenvolvendo ações educativas que venha diminuir o preconceito e a discriminação tão presente em nosso meio, e que as pessoas devem ser valorizadas independentes de sua cor ou posição sócio-econômica. Paulo Freire deixa bem claro "Não podemos escutar sem o mínimo de reação crítica, discurso como este: Maria é negra mais é bondosa e competente", "Esse sujeito é um bom cara, é nordestino mais é sério e prestimoso." No entanto podemos afirmar que a intolerância é filha do preconceito e da discriminação e tais comportamentos brotam da falta de conhecimento.
ResponderExcluir