Prezados/as Cursistas
Tendo como referência as leituras do Módulo de Gênero, em especial da Unidade II. Segue a atividade para ser comentada. Acesse pelo link abaixo
http://docs.google.com/View?id=dhh96w7c_15g5w77wdm
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
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Meu nome é Liliam Tomaz Freire, e diante do exposto nas propagandas a mulher é fonte de objeto de consumo, tem que ser bonita e associada a emblemática de que a beleza tem seu primor de gostosura, assim sendo não adere as mulheres gordinhas porque não há enquadramento da mulher desejada.Esse questionamento no movimento feminista é visto com maus olhos diante do preconceito da forma física, além da beleza está associada ao grau de conhecimento, onde se é bela=burra e se é feia=inteligente, quando não se preocupa com a estética, há uma preocupação com a intelectualidade. Por outro lado está se observa na propaganda a figura feminina associando a boa forma física, e mostra a cerveja como responsável por esta estética, que se consumir o produto ficara igual a garota propaganda, por um outro lado nós sabemos que isso esta fora de contexto, porque a realidade nos mostra que as pessoas que ingerem cevada tendem a engordar e desenvolver doenças cardiovasculares.
ResponderExcluirExiste a super valorização do corpo quando a mulher está amostra? A revista playboy, por exemplo, fatura milhões na exposição do nu artístico e é destinada em sua grande parte ao publico masculino, vende 3x vezes mais do que a “G” Magazine, revista esta destinada ao publico homossexual, a mulher virou um produto que se encontra nas prateleiras em Amisterdan. O mundo aderiu ao mercado da vulgarização da mulher, e diante dos fatos é difícil mudar a visão do propagandista que esta preocupado em vender o seu produto, iludindo o consumidor e contrariando aos ideais feministas, que prisma na valorização da mulher em sua essência existencial.
Só lembrando que as respostas devem ser encaminhadas por -email.
ResponderExcluirAbraços,
Tutoras de Jaboatão
Curso Diversidade e Gênero na Escola
ResponderExcluirPolo Jaboatão dos Guararapes
Nome: Eliane Ribeiro dos Santos Silva
Atividade ( 1)
Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher
Frase que induzem as pessoas a ignorar as brigas acaloradas entre casais onde se constata o alto índice de violência doméstica e morte entre as mulheres.Visão do passado a qual dava ao homem direito de vida e morte sobre as mulheres.Pessoas ligadas ao casal como pais e parentes ainda acha que, seja qual for o grau da discussão e agressões entre o casal não devem interferir.Muitas vezes acabam chorando a perca de um(a) filho(a) por se omitir.Não só as mulheres são vítimas, embora engrossam os dados estatísticos ,os homens também, de forma e estratégias bem diferentes.
Um exemplo de ação contra esses tipos de agressões sofridas pelas mulheres acontece no morro da conceição é o “apitaço”.Código usado entre elas alertando quando estão sendo agredidas,utilizando um apito.Juntas apitando saem de suas casas para atender ao pedido de socorro das vítimas,assustando assim o agressor.Vale aqui colocar que em sua maioria parentes e vizinhos justificam o ato de não meterem a colher na briga do casal por constatarem que a mulher agredida volta a convivência com o marido,perdoando-o.Isso deixa o denunciante em situação de indignação e repúdio pela volta da mulher ao seu agressor.Talvez isso aconteça pela falta de esclarecimento dela,a baixo alto estima ou achar normal, porque presenciou o mesmo com a mãe.Creio que em todos esses aspectos necessitam de um trabalho de esclarecimento e assistência psicológica empregadas em centros comunitários dos municípios como também nas escolas.Ajudando crianças e adolescentes numa visão futura para uma relação harmoniosa entre casais formando assim famílias onde aja o amor e respeito.
Acredito que há limites para tudo.Quando nota-se picos de brigas entre casais acompanhados de gritos e pedidos de socorro deve-se tomar atitude de denunciar utilizando-se do anonimato.
Eliane irei colocar a sua resposta no 2º Fórum que trata desta discussão!!
ResponderExcluirTutora Amanda Silva
Em certas ocasiões me envergonho de assisti as propagandas na televisão, principalmente na presença dos meus avós,crianças e familiares, é incrivel como no Brasil o dinheiro e o comércio fale mais alto do que o respeito pelo sexo. Engraçado que esse tipo de propaganda não é muito usada em outros países, até mesmo países menos desenvolvidos que o Brasil.
ResponderExcluirO engraçado que o brasileiro se incomoda quando escuta alguem dizer que fora do páis o Brasil é conhecido por ser o "páis do Sexo" e em paralelo ele admira e consome os produtos que usam desse tipo de propaganda.
E lamentável o olhar na linha do tempo, na mais diferentes civilizações, o desrespeito à figura da mulher, por vezes não somos nada, não contamos, não valemos nada, não pensamos, somos seres inferiores, incapazes, que resultamos coisificadas. É esta a idéia central resultante por trás das propagandas das cervejas, o pior é que o capital ainda fala mais alto para quem se permite. É difícil para muitos entenderem o seu real valor. Acredito na afirmação que diz:"a nossa atitude determina a nossa altitude", está faltando atitude não só para com as nossas propagandas, mas precisamos refletir em quais áreas mais.
ResponderExcluirAurenice P. de Azevedo
Profª.
Daniela Luzia de Lima Souza diz: A mulher hoje é tratada como objeto do desejo masculino, essas propagandas servem apenas para desvalorizar a figura feminina e para mostrar para aquelas que não possuem um corpo escultural, que o homem está sempre à procura da mulher de corpo perfeito, por isso temos hoje em nossa sociedade mulheres com tantos transtornos alimentares, pois estão sempre buscando ficar iguais as mulheres desejadas desses comerciais.
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