Comente a seguinte situação:
Diante da homossexualidade de alunos e professores, qual a postura que deve ser adotada pelo/a professor/a para lidar com as situações de preconceito que podem ocorrer?
prazo para participação: 05/10/09
Como devem participar:Cliquem em "comentários" em seguida coloquem o nome completo e façam o comentário. Atenção: algumas pessoas que possuem e-mail diferente do G-mail que não conseguirem se identificar no campo "Comentar como" devem clicar em Anônimo e colocar o nome antes de fazer o comentário.
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Lembramos que a participação nos Fóruns é importante para conclusão do curso.
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Equipe de Tutoria GDE
Pólo Jaboatão dos Guararapes
Olá!
ResponderExcluirGostaria de destacar que o grande desafio do professor em relação aos seus alunos , está em trabalhar o conceito de diferenças, como forma de riqueza e complementação num processo evolutivo humano. A tomada de consciência de que como ser único que somos, nos está garantido a liberdade de escolhas, e que todas as escolhas que realizamos trarão resultados positivos ou negativos apenas para a nossa vida. Uma vez consciente disso, começaremos a desenvolver o princípio de tolerância para com o outro, sentimento extremamente necessários para os relacionamentos em sociedade. O preconceito é o oposto da tolerância, logo ciclo inverso ao apresentado acima. É lamentável visualizarmos tanto preconceito ao nosso redor, isso só tem a provar a pobreza, imaturidade e a pequenez de muitos seres humanos, que criam para si um padrão ilusório de perfeição, fazendo-se o centro do mesmo. Cada um tem o direito do "livre arbítrio", perante Deus, o de "ir e vir" pela constituição, o que mais seria necessário, para que as pessoas vivessem e permitissem que as outras também. Precisamos dizer não a intolerância e crescermos como ser humano pensante que somos.
Aurenice P. de Azevedo
Profª.
Olá... Meu nome é Liliane Ferreira Lima...
ResponderExcluirRealmente...para o professor é um grande desafio lidar questões de preconceitos em sala de aula, principalmente no que se refere ao homossexualismo, visto que na maioria das vezes o preconceito já tem sido plantado no aluno pelos proprios pais. ´No entanto, é necessário que desde o inicio de sua formação, os alunos trabalhem questões referentes a diferenças, respeito ao próximo, cidadania... para que desde cedo possam entender que diferença é diferente de desigualdade...
Lembro-me que em uma das turmas em que dei aula o homofobismo era evidente entre a maioria dos alunos...então tomei a iniciativa de começar a trabalhar com eles Educação Sexual... falando da sexualidade, questões de gênero... para a partir daí falar sobre homofobismo e respeito as diferenças e opção sexual... talvez seja uma alternativa aos outros professores.
abraço a todos.
Sou José Alípio Oliveira Santos.
ResponderExcluirTrabalhar com o preconceito não é nada fácil, pois envolve paradígmas culturais e religiosos.
Também falta,na maioria dos professores,úm conhecimento mais abrangente para trabalhar o tema diversidade na sala de aula e no convívio escolar.
Contudo,muitos deles,esbarram na falta de respaldo por parte da direção,supervisão e até dos próprios colegas para reprimir comentários preconceituosos por parte de alunos.
A solução para esse problema está no desenvolver trabalhos pedagógicos,palestras e mini cursos nesse sentido,urgentemente.
Meu nome é LILIAM TOMAZ FREIRE,a postura a ser adotada é sintetizar o processo natural da vida com o gral da normalidade, tentar equiparar toda classe em um mesmo plano, sem preconceito, para isso deve-se ter uma sustentabilidade na maneira de ser de cada um no processo de formação de uma identidade, que precisa ser desmistificada e reconstruida, nos pilares na plenitude da isonomia de raça, sexo...
ResponderExcluirSou Ítalo Sena
ResponderExcluirO educador enfrenta diversos problemas em sua sala de aula, primeiramente porque estamos lidando com seres humanos que pensam de forma totalmente diferente uns dos outros e já manifestam várias formas de preconceito, seja ela racial, social ou ligado a sexualidade. E nós educadores enquanto seres humanos não estamos isentos de preconceitos, todos nós manifestamos algum tipo de preconceito, embora tentamos mascará-lo. O educador diante do preconceito presente no ambiente escolar deve assumir uma posição que combata qualquer forma de preconceito mas de maneira natural, conscientizando através da reflexão. Permitindo que o aluno possa entender a situação do seu semelhante, e se possível for, tentar mergulhar na vida do outro, para que desta forma havendo a compreensão da vida do outro possa surgir o respeito.
oi, sou Daniela Luzia de Lima Souza, em nossas escolas o que mais encontramos são situações desse tipo, e muitas vezes não sabemos o que fazer, o professor geralmente também não foi trabalhado em sua formação para lidar com situações como essa, acredito que o diálogo sempre é a melhor solução, e aulas de educação sexual devem estar presente sempre em nossas escolas.
ResponderExcluirOlá, sou Geiza Maria Cavalcante Brasil, para a nossa sociedade a manifestação da sexualidade diferente daquela que é considerada “normal” (homem e mulher onde o homem é sempre o ser ativo e a mulher o ser passivo) entre novamente no campo das identidades de grupo. Minorias identitárias são excluídas através do pré-conceito em relação a diferença, ‘o que é diferente de mim, deve estar fora do padrão’(homofobia) este é um dos motivos pela sociedade para negar a existência de grupos diversos da ‘maioria’ social.
ResponderExcluirMas é preciso refletir sobre esse tipo de imposição social, pois a escolha do parceiro/parceira com quem vamos nos relacionar não ocorre exatamente por quem queremos propositalmente, ou escolhemos conscientemente, neste ponto também a cultura ocidental traz a importância do desejo, não podemos dizer: ‘ eu vou sentir desejo por mulheres, e isso acontece. Ou vou sentir desejo por homens e isso ocorre.’ Este é um processo natural de escolha, de acordo com o vídeo ‘eu amo elas’ a participação social de quem tem uma orientação sexual diferente da esperada pela sociedade, tem que dar conta de tudo que é esperado dela, para que seja vista com o rótulo do ‘é assim MAS...’ é uma questão de preconceito, que nos recorda o que debatemos nas atividades do módulo I.
Regineide ,vejamos :
ResponderExcluirNo ambiente escolar onde trabalho existe sérios problemas em relação a diferença de gênero, um exemplo disso é o caso do sanitário feminino que está em reforma, tendo que as meninas fazerem uso do outro sanitário gerando sérios problemas perante os pais que não aceitam de forma alguma nem que seja por uma semana. Outro ponto importante é o horário do intervalo em que as crianças tendem a ficar brincando separadamente uns dos outros e se a brincadeira for Bola piorou, pois os meninos não aceitam de forma alguma que uma menina jogue bola. Aí chega a parte principal o papel do educador em mostrar a criança que nada disso vai interferir, de um homem ser homem e de uma mulher ser mulher. Pena que essas atitudes vêm dos próprios pais que por ter uma determinada postura não permite que seus filhos tomem posturas diferentes das suas. Por isso em atividades recreativas resolvemos formas grupos de meninos e de meninas para disputar uma partida de futebol, de inicio os meninos não gostaram muito, mas agora já estão se acostumando, assim como no grupo de dança dos 3 ano em que os meninos participam sem exitar.
Regineide ,olá pessoal!O educador antes de tudo deve incluir no seu conteúdo programático temas transversais que abordem principalmente o preconceito não só de raça como também os demais principalmente por não se respeitar hoje em dia às opções e atitudes sexuais dos demais dificultando assim a relação entre as pessoas. Será que por uma rosa ter nascido branca e outra vermelha vai deixar de ser uma rosa? Será que uma mulher sendo cobradora de ônibus vai deixar de ser mulher? Ou será que um homem despertar desejo por outro mereça ser violentado e muitas vezes morto isso porque a sociedade não aceita que aquele padrão de comportamento seja divergente. Tudo isso deve ser tratado com nossos alunos de forma passiva com dialógos, conversas e até mesmo debates com reportagens atuais afinal de contas hoje em dia o que não falta são reportagens mostrando a violencia com os homossexuais.
ResponderExcluirDEVE HAVER UMA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS POR PARTE DOS PROFESSORES NO SENTIDO DA ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS, BEM COMO DA OPÇÃO INDIVIDUAL PARA QUE ASSIM TODOS POSSAM CONVIVER NO MESMO AMBIENTE. ESSA CONSCIENTIZAÇÃO DEVERÁ ACONTECER ATRAVÉS DA DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE OS DIREITOS DOS CIDADÃOS, BEM COMO DA RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE DE VIVER EM HARMONIA
ResponderExcluirAna Paula Silva do Nascimento - Essa questão de homossexualidade é muito complexa. Porém não podemos deixar que esses tabus prevaleçam diante dos nossos olhos. A postura do educador é de sempre trabalhar com os alunos questõs de quebra de preconceitos. Tem um livrinho paradidático excelente para trabalhar em sala que se chama "Meus pés são a cadeira de rodas". Não tem nada a ver com homossexualide. O livro chama atenção para a necessidade de encarar as pessoas com necessidades especiais com naturalidade. Porém é um ótimo passo para tratar de igualdade nas diferenças.
ResponderExcluirCOM CERTEZA TUDO COMEÇASSE COM UM TRABALHO EM RELAÇÃO AO RESPEITO DAS DIFERENÇAS SEJAM ELAS DE COR, RAÇA, RELIGIOSIDADE E SEXUALIDADE,TRABALHA-LAS EM SALA SEMPRE É E SERÁ UM DESAFIO QUE DEVE NOS IMPULSIONAR A REVER NOSSA PRATICA E A BUSCAR NOVOS CAMINHOS E POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE REALIDADE MENOS DISCRIMINATORIA E PRECONCEITUOSA MAS HUMANA.
ResponderExcluirJá passei por situação do tipo, não em sala de aula, mas em pátio, quando um aluno fazia a sobrancelha de uma aluna, foi algo muito complicado de presenciar, no ambito escolar que nos damos com diversas culturas e níveis sociais, como conciliar esses tipos de comportamento sem ofender nenhum dos grupos. Sempre procuro exemplificar a diversidade de costumes e culturas, através de videos e textos, mas eu creio que o que pode auxiliar muito a prática da educação é a inclusão de disciplinas que tratem de Sociologia, ética e política em ambito escolar.
ResponderExcluirSabemos que o preconceito e a intolerância nos espaços escolares impera contra a homossexualidade, não só por causa dos alunos mais também com a maioria dos professores, talvez por falta de conhecimento para lidar com esse tema ou muitas vezes por resistirem a cultura que esta fortemente enraizada o qual não admite alterações dos padrões considerados (normais). Mais em quanto educadores devemos ter outros olhares para trabalhar com a diversidade que esta presente nos espaços escolares no entanto se faz necessário desenvolver-mos ações educativas que levem nossos alunos e toda comunidade escolar a refletir sobre o respeito as diferenças respeitando os modos de vida de cada pessoa.
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